Palavra de Vida!

Palavra de vida do mês: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome, e quem crê em mim nunca mais terá sede.” (Jo 6,35)

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

domingo, 21 de novembro de 2010

Viagem para a Beatificação de Chiara Luce




Vislumbres do Paraíso. Foi isso o que vivemos do dia 25 de setembro a 2 de outubro, durante nossa viagem à Beatificação de Chiara Luce, sucedida por uma Escola Gen em Castel Gandolfo - Roma.

Nos dois primeiros dias, vivemos intensamente a beatificação em si, com a Missa de Beatificação, a Missa de Ação de Graças e uma Noite Cultural sobre sua vida. Éramos cerca de 25 mil pessoas das mais diversas partes do mundo, majoritariamente jovens. Nas missas, a riqueza de detalhes impressionava. Do coral às preces da comunidade, do ofertório ao rito de beatificação em si, tudo nos fazia refletir sobre aquele belo exemplo que nos era doado. A presença de Jesus Eucaristia coroava de forma brilhante aqueles belos momentos. Na Noite Cultural, mais detalhes sobre sua vida nos era revelado, entrelaçados por momentos artísticos que demostravam toda a alegria e a festa na comemoração da beatificação. Sua vida pode ser sintetizada, a grosso modo, em uma palavra de Chiara Lubich sobre ela: “Chiara Luce arriscou sua vida por um grande Ideal, o maior: Deus. Acreditou no seu Amor. E assim, buscou doar-se por completo à vontade de Deus, viver momento por momento a vontade de Deus”. Tudo nos reforçava a força daquele exemplo.

E que exemplo! Quando encontrou o Ideal, Chiara Luce sentiu que esse era o caminho que Deus tinha escolhido para que ela alcançasse a santidade. Sabia que não podia continuar vivendo uma vida ‘morna’, decindo então pela radicalidade do Evangelho a cada dia. Quando a doença chegou, soube reconhecer e amar Jesus Abandonado, mesmo Ele se mostrando tão incompreensível: “Mamãe, é justo morrer aos 17 anos?”. Vivia e pautava sua vida em uma certeza: “Deus meu ama imensamente”. Durante o período em que a doença perdurou, os Gen sempre estiveram ao seu lado, compartilhando tanto as alegrias quanto as tristezas. Quando o momento final chegou, a certeza da continuidade a deixava alegre: “Mamãe, seja feliz porque eu o sou.” Se enquanto viva seu exemplo já iluminava tantos jovens, com a sua morte sua vida se espalhou por todo o mundo e cada vez mais pessoas são através dela motivadas a buscar a Santidade.


Após os dias da beatificação, nós, jovens dos Continentes, exceto a Europa, participamos de uma Escola GEN no Centro Mariápolis de Castel Gandolfo, para de fato ‘bebermos da fonte’ e voltarmos para nossas regiões ainda mais motivados a viver a radicalidade do Evangelho e inflamar, com o fogo do Deus Amor, os que estão à nossa volta. Já no primeiro dia, Marius, responsável GEN 2 mundial, lançou-nos um desafio: Fazer de cada dia melhor do que o anterior. Uma tarefa que não era fácil tendo em vista que nos dias anteriores tínhamos vivido a beleza da beatificação. A atmosfera de Jesus em meio era fantástica e ajudava a cumprir esse desafio. Éramos cerca de 700 jovens de mais de 40 países, todos unidos pelo mesmo Ideal. Nos intervalos, se falava inglês, português, espanhol, árabe, japonês, e outras línguas. Os temas aprofundados impressionavam pela relação que possuíam com a vida de Chiara Luce e também por estarmos vivenciando-os já ali, durante a Escola. No auditório refletíamos sobre o momento presente, quando saíamos para os intervalos vivíamos experiências relativas ao momento presente. A presença dos primeiros companheiros de Chiara Lubich - Eli, Marco e Dori - e da sua secretária Ana Paula fez com que tivéssemos um contato maior com a vida cotidiana da nossa fundadora. A visita à sua Casa e ao Centro da Obra nos fez senti-la presente, guiando a Obra a partir da Mariápolis Celeste. Sentimo-nos ainda mais próximos a ela. Recebemos uma rápida visita da Emmaus, na qual reforçou em especial um ponto: “Caros Gen, a tocha agora está em suas mãos. Sejam a Revolução do Amor”. Tivemos também a graça de participar de uma audiência com o Papa Bento XVI, na Praça de São Pedro, onde presenciamos a beleza e a grandeza da Igreja e ouvimos suas palavras nos falarem sobre a importância de cultivar a amizade com o Senhor através da busca cada vez mais profunda das Sagradas Escrituras e do Pão Eucarístico, frutos da participação ativa na Santa Missa.

A jovem Chiara Luce foi agora reconhecida pela Igreja como o primeiro fruto maduro do nosso Movimento, confirmando mais uma vez o poder de Santificação que a espiritualidade de Chiara Lubich possui. O exemplo de Chiara Luce possibilitou-nos viver ali dias inesquecíveis, cheios de graça, mas de nada toda aquela festa teria valor se não transformasse a vida de cada um de nós, jovens. Então, armados da Revolução do Amor, façamos também nós a nossa escolha radical: Ser Santos, e Santos Juntos!

Adailton, GEN 2 de São José dos Campos

FOTOS: http://picasaweb.google.com/adailtonlsf/ViagemDeBeatificacaoChiaraLuce#

sábado, 13 de novembro de 2010

Doe Palavras!


Que tal fazer um ato de amor sem sair de frente ao computador?



Isso é possível! Doe palavras, muitas pessoas precisam de seu carinho, pacientes com câncer que estão no Instituto Mário Penna, lêem nossas mensagens exibidas em TV´s espalhadas pelo hospital, o mais incrível é que muitas pessoas estão aderindo a esta idéia e mandando muitas mensagens, o projeto também está se ampliando, hospitais do mundo todo podem transmitir essas mensagens de amor.

Veja o vídeo abaixo e saiba melhor sobre o projeto Doe Palavras:

  


As mensagens são curtas, são de 127 caracteres, podem ser enviadas pelo site: www.doepalavras.com.br ou pelo twitter, utilizando a tag: #doepalavras.
O site está em português, espanhol e inglês.

sábado, 30 de outubro de 2010

Como Chiara Luce (Palavras de Chiara Lubich)




Ontem, 29 de outubro, foi o Dia da Beata Chiara Luce!
Tomemos a cada momento seu exemplo de santidade para nossa vida.

Postamos abaixo um texto de Chiara Lubich sobre Chiara Luce:


Como Chiara Luce


Caríssimos focolarinos e caríssimos todos,
No nosso Movimento, mesmo entre inevitáveis provações que uma Obra de Deus tem de enfrentar, temos vivido ultimamente momentos de alegria especial devido a vários fatores. Um deles é sem dúvida o andamento do processo de beatificação de Chiara Luce Badano (uma gen da Ligúria, que já é “serva de Deus”), que da diocese, onde se terminou um primeiro estudo, passa agora para Roma.
Chiara Luce! Quanta luz nesta nossa Chiara! Transparece do seu rosto nas fotografias que lhe tiraram sobretudo no período final da vida. Quanta luz nas suas palavras, nas suas cartas, na sua vida toda concentrada em amar concretamente muitas pessoas! A revista Cidade Nova italiana e as suas 33 edições no mundo inteiro começaram a falar dela assim podemos conhecê-la, aprender com ela, contemplá-la como modelo dos nossos e de todos os jovens, mas também como um exemplo para jovens e para adultos de um ideal vivido com maturidade já aos 18 anos. Não posso nem quero falar antecipadamente da beleza, grandeza e santidade da sua breve vida. Desejo que todos comecemos a conhecê-la, lendo as nossas revistas ou uma sua biografia que será publicada quanto antes. Porém desejo comunicar uma ideia. Quero tirar um ensinamento e um incentivo das suas convicções todas imbuídas de Ideal. O Collegamento serve mesmo para isso: para nos ajudar a avançar, e nesse sentido Chiara Luce já é uma nossa pioneira.
Numa das suas últimas cartas, me confia a sua decisão – ditada unicamente pelo amor e pelo Espírito Santo no seu coração – de querer amar Jesus Abandonado por Ele mesmo e não instrumentalizá-lo para proveito pessoal. Portanto, amar o sofrimento por Ele, por Jesus Abandonado, e não tanto porque a divina alquimia, que conhecemos, transforma a dor em amor. Chiara Luce soube o que é sofrer, principalmente na última fase da sua vida terrena. Porém, tinha entendido que eram as pérolas preciosas que devia recolher com predileção ao longo do dia.
Era sobretudo no sofrimento inato à fortaleza, à paciência, à perseverança, à constância, etc. (virtudes todas necessárias para se poder chamar cristãos em semelhantes circunstâncias) que ela sentia que podia amar. Era nas “surpresas” (assim chamava aos repetidos alarmes da sua doença) que se podia encontrar com Ele, ver surgir o Seu rosto, desfigurado e cheio de amor, e abraçá-Lo, como uma verdadeira jovem esposa “estreitamente abraçada a um Deus abandonado”. Por isso viveu com Ele, com Ele transformou a sua paixão num canto nupcial e quis que, no momento da passagem da sua alma santa para a Outra Vida, lhe vestissem um vestido de noiva, que havia estudado nos mínimos detalhes, pois nesse momento, ela mesma disse, seria “feliz com Jesus”. Assim afirmara e assim queria que dissessem os seus pais. A sua foi uma escolha radical de Jesus Abandonado; escolha daquilo que faz mal. A dor, quando não se ama, pode arrastar o espírito para um túnel escuro. Sim, preferir o que faz mal.
Nestes dias, ao pensar em Chiara Luce, que apareceu de repente em primeiro plano no cenário da nossa vida, recordei uma frase de um escrito famoso de 1949, intitulado: “Tenho um só Esposo sobre a terra”1. Diz: “O que me machuca é meu. Minha a dor que me perpassa no presente. Minha a dor das almas a meu lado…”. Talvez seja melhor não ficar à espera da véspera da nossa passagem para a Outra Vida para repetirmos também nós esta frase, cientes do seu valor, atraídos por aquele dinamismo de vida a que nos pode conduzir.
Neste collegamento convido todos vocês – e eu faço o mesmo – a fazer desta frase uma “luz para o nosso caminho”2, para podermos acompanhar esta nossa pequena santa (como esperamos poder chamar daqui a pouco a Chiara Luce) ou “gen realizada”, como talvez prefiram dizer os nossos jovens. De resto estas palavras: “O que me machuca é meu” são apenas outra versão daquilo que já vivemos: “És tu, Senhor (= Jesus Abandonado), o meu único bem”3. Sim, assim: “O que me machuca é meu”. E, para que o que digo não se limite a palavras, comecemos por habituar-nos, pelo menos por alguns dias, a contar quantas vezes por dia as colocamos em prática, as vivemos. Este método dá certo e ajuda muito.
“O que me machuca é meu”, em mim, nos meus condicionamentos físicos, morais e espirituais e nos irmãos, nos sofrimentos deles de todo o gênero. Indiretamente será outra contribuição valiosa para santificarmos não só nós mesmos, mas também Jesus no nosso meio. “O que me machuca é meu” mais do que tudo, como fazia Chiara Luce.
Coragem! Comecemos sem demora!

Chiara
Castelgandolfo, 9 de março de 2000

1 - “Julguei não dever saber coisa alguma…”, em C.LUBICH Meditações, 2ª ed. 1974, Portugal, pág. 28.
2 - Sl 119, 105.
3 - Cf. Sl 16[15], 2.



Vídeo: Como Chiara Luce

Fotos Dia 29/10/2010 - Dia de Chiara Luce

De Dia de Chiara Luce!!! 29-10-2010

domingo, 17 de outubro de 2010

Semana Mundo Unido!!! 17 a 24 de outubro



Um dos Desafios é a Campanha "Arms Down!", que é um abaixo-assinado para que sejam cumpridas 3 metas propostas por "Religions for Peace". É a união de várias religiões por um mundo melhor! 

As metas:

1ª Meta - Abolir as armas nucleares 
2ª Meta  - Deter a proliferação e o abuso das armas convencionais
3ª Meta - Reduzir os gastos militares em 10% para tornar possível a realização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas (ODMs) no ano 2015.

Participem! Divulguem aos amigos, publique no Facebook, Twitter, Orkut, vamos lutar por um mundo sem armas. 

Clique na imagem abaixo e participe do Abaixo-Assinado!


domingo, 26 de setembro de 2010

Jefferson Rodolfo: Duas Chiaras

Jefferson Rodolfo: Duas Chiaras: " Lubich e Badano, disseram seu sim a Deus.Lubich no momento mais difícil provou que o amor é maior que tudo. A Guerra foi apenas um pequeno ..."

Continue lendo este texto: http://jeffersonrrs.blogspot.com/2010/09/duas-chiaras.html?spref=bl

sábado, 25 de setembro de 2010

Marcos na Mariápolis Lia - Argentina

"E nós acreditamos no Amor": A primeira Capela de Chiara Luce

"E nós acreditamos no Amor": A primeira Capela de Chiara Luce: "Sorocaba será, certamente, a primeira cidade do mundo a ter uma capela dedicada à Bem-Aventurada Chiara ´Luce´ Badano, uma jovem italiana d..."

Lançamento Oficial!!!



Sejam Bem-vindos ao nosso blog!

Aqui vocês poderão visualizar fotos, ouvir músicas, e saber das últimas novidades.
Em breve, colocaremos na página "músicas" letras das músicas do Movimento dos Focolares, na página "Chiara Luce" você poderá conhecer um pouco da história de Santidade desta jovem.
Na página “Contato", você tem nosso e-mail, para que mande sugestões.

Hoje é a Beatificação de Chiara Luce, e estamos muito felizes, pois o Adaílton estará presente na cerimônia de Beatificação e em breve teremos noticias de como foi o evento.

Mande-nos um e-mail falando o que acharam de nosso blog!

Até +

1!

Gen 2 São José dos Campos

Gen 2 São José dos Campos
Os Gen e as Gen no Congresso Nacional 2010/2011